Sugestão de filme: Panair do Brasil

PANAIR DO BRASIL  UMA HISTÓRIA DE GLAMOUR E CONSPIRAÇÃO

PANAIR DO BRASIL – Uma história de glamour e conspiração
Direção: Marco Altberg
Música de Milton Nascimento e Fernando Brant, na voz de Elis Regina
Ano: 2007 – Brasil
Duração: 70 min

“Panair do Brasil”  conta a história de uma companhia aérea que deixou de existir em 1965 após o Golpe Militar.
A Panair do Brasil S.A. foi uma das companhias aéreas pioneiras do país. Nasceu como subsidiária de uma empresa norte-americana, a NYRBA (New York-Rio-Buenos Aires), em 1929. Incorporada pela Pan Am em 1930, teve seu nome modificado de Nyrba do Brasil para Panair do Brasil, em referência à empresa controladora (Pan American Airways). Por décadas dominou o setor de aviação no Brasil.

O filme vai usando a memória de pilotos, aeromoças e clientes e vai remontando os passos da empresa e citando curiosidades que reforçam sua importância no cenário nacional daquela época.

Com o Golpe Militar de 1964, Inesperadamente, a bem sucedida empresa foi impedida de voar e suas linhas foram prontamente entregues à VARIG. De uma hora para outra, 5 mil funcionários estavam desempregados e uma empresa que esbanjava saúde financeira foi decretada como falida, apesar de ter como bens ativos aeroportos em várias cidades do Brasil e até uma fábrica onde se fazia a manutenção dos motores de aviões de vários lugares – a única fora do eixo Europa-Estados Unidos.

Indicado por Cí­cero Teixeira Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *